PANTANAL
Forte Coimbra
O núcleo original do forte, o Presídio de Nova Coimbra, foi construído em 1775, para a defesa da fronteira portuguesa com a América espanhola (atuais Paraguai e Bolívia). A sua localização às margens do médio Paraguai foi importante para facilitar o acesso e conseqüente povoamento da região. Até 1872, teve importante papel na defesa das fronteiras. Em 1983, houve o planejamento da implantação do Projeto Parque Histórico-Turístico Forte de Coimbra. Trata-se de uma construção em formato irregular, devido a sua localização, instalada sobre um barranco às margens do Rio Paraguai. Compondo o conjunto de edificações temos: uma capela, uma casa de pólvora, um alojamento, pátios internos e a muralha com os baluartes. Há alguns canhões de Marinha no local.
A visita ao Forte Coimbra é possível, embora por se tratar de uma área militar, há a necessidade de obtermos uma autorização prévia das autoridades responsáveis.
O acesso é possível via terrestre ou fluvial, sendo que pela via terrestre sómente no período da seca do pantanal.
O Forte Coimbra é sem dúvida o maior patrimônio histórico de toda a região, e para quem é amante da pesca, há a possibilidade de conciliar também esta atividade em uma mesma visita.